Os primeiros dias em sua casa são especiais e críticos para um animal de estimação. Seu novo cão ficará confuso sobre onde ele está e o que esperar de você. A criação de uma estrutura clara com sua família para o seu cão será fundamental para tornar a transição o mais suave possível.

Antes de levar seu cão para casa:

Dicas para os primeiros 30 dias de adoção de cães
Thinkstock

Determine onde seu cão passará a maior parte do tempo. Como ele ficará muito estressado com a mudança de ambiente (do abrigo ou do lar adotivo para a sua casa), ele pode esquecer qualquer desmembramento de casa (se houver) que aprendeu. Muitas vezes, uma cozinha funciona melhor para facilitar a limpeza.
Se você planeja treinar seu cão para engradados, certifique-se de ter um conjunto de engradados e pronto para usar quando levar seu novo cão para casa. Saiba mais sobre a caixa de treinamento de seu cão .
Dog-prova a área onde seu cão passará a maior parte do tempo durante os primeiros meses. Isso pode significar prender cabos elétricos soltos nos rodapés; armazenar produtos químicos domésticos em prateleiras altas; remover plantas, tapetes e quebráveis; configurar a caixa e instalar portões para bebês.
Treinar seu cão começará no primeiro momento em que você o tiver. Reserve um tempo para criar uma lista de vocabulário que todos usarão ao dar instruções ao seu cão. Isso ajudará a evitar confusões e ajudará seu cão a aprender seus comandos mais rapidamente. Não tem certeza de quais comandos usar? Confira Como falar com seu cão .
Traga uma etiqueta de identificação com o seu número de telefone quando você pegar o seu cão, para que ele tenha uma medida extra de segurança na volta para casa e nos primeiros dias difíceis. Se ele for microchip, certifique-se de registrar suas informações de contato na empresa do chip, se o resgate ou abrigo ainda não o fez.
Primeiro dia:

Sabemos que mudar é estressante – e seu novo cão se sente da mesma maneira! Dê a ele tempo para se acostumar com sua casa e família antes de apresentá-lo a estranhos. Certifique-se de que as crianças saibam como abordar o cachorro sem sobrecarregá-lo. Clique aqui para saber mais sobre a introdução de cães e crianças .
Quando você pegar seu cão, lembre-se de perguntar o que e quando ele foi alimentado. Replicar esse cronograma pelo menos nos primeiros dias para evitar problemas gástricos. Se você deseja mudar para uma marca diferente, faça isso por um período de cerca de uma semana adicionando uma parte de comida nova a três partes da antiga por vários dias; depois mude para metade da comida nova, metade da idade e, em seguida, uma parte antiga para três partes novas. Para mais informações sobre a dieta do seu cão, consulte a nossa seção sobre nutrição de cães .
No caminho para casa, seu cão deve ser protegido com segurança, de preferência em uma caixa. Alguns cães acham as viagens de carro estressantes, portanto, tê-lo em um local seguro tornará a viagem para casa mais fácil para ele e você.
Quando chegar em casa, leve-o imediatamente à sua área de banho e passe bastante tempo com ele, para que ele se acostume e se alivie. Mesmo que seu cão se alivie durante esse período, esteja preparado para acidentes. Ao entrar em uma nova casa com novas pessoas, novos cheiros e novos sons podem tirar até o cachorro mais arruinado da casa, então esteja pronto para o caso. Precisa de mais dicas de treinamento em hospedagem? Confira nossa seção Dog Housetraining .
Se você planeja treinar seu cão para engradados, deixe-o aberto para que ele possa entrar sempre que lhe apetecer, caso fique sobrecarregado. Além disso, certifique-se de verificar o que fazer e o que não fazer na caixa, treinando seu cão .
A partir daí, inicie sua programação de alimentação, higiene e brincadeira / exercício. Desde o primeiro dia, seu cão precisará de tempo para a família e breves períodos de confinamento solitário. Não desista e consolá-lo se ele lamentar quando deixado sozinho. Em vez disso, dê atenção a ele por um bom comportamento, como mastigar um brinquedo ou descansar em silêncio (Fonte: Preparando sua casa para um novo cachorro ).
Nos primeiros dias, mantenha-se calmo e quieto ao redor do seu cão, limitando muita excitação (como o parque ou as crianças do bairro). Isso não apenas permitirá que seu cão se acomode mais facilmente, como também lhe dará mais tempo para conhecê-lo e seus gostos / aversões.
Se ele veio de outra casa, objetos como trelas, mãos, jornais e revistas enrolados, pés, cadeiras e gravetos são apenas algumas das peças de “equipamento de treinamento” que podem ter sido usadas neste cão. Palavras como “venha aqui” e “deite-se” podem provocar uma reação diferente daquela que você espera. Ou talvez ele tenha levado uma vida protegida e nunca tenha sido socializado com crianças ou atividades na calçada. Este cão pode ser o produto de uma série interminável de comunicações embaralhadas e expectativas irreais que exigirão paciência de sua parte.
Semanas seguintes:

As pessoas costumam dizer que não vêem a verdadeira personalidade de seus cães até várias semanas após a adoção. Seu cão pode ficar um pouco desconfortável a princípio, quando ele conhece você. Seja paciente e compreensivo, mantendo o cronograma que pretende manter para alimentação, caminhadas etc. Esse cronograma mostrará ao seu cão o que se espera dele e o que ele pode esperar de você.
Depois de conversar com seu veterinário para garantir que seu cão tenha todas as vacinas necessárias, convém levá-lo para aulas de treinamento em grupo ou para o parque de cães. Preste muita atenção à linguagem corporal do seu cão para ter certeza de que ele está se divertindo – e não é medroso ou é um valentão. Se você não tiver certeza de quais sinais assistir, confira este vídeo sobre segurança no parque para cães .
Para ter uma vida longa e feliz junto com o seu cão, siga a programação original que você criou, garantindo que ele sempre tenha a comida, o tempo necessário e a atenção que ele precisa. Você será ligado em pouco tempo! Para obter mais informações sobre como criar um cronograma de alimentação para o seu cão, visite Com que frequência você deve alimentar o seu cão?
Se você encontrar problemas de comportamento com os quais não está familiarizado, peça uma recomendação ao seu médico veterinário. Selecione um treinador que use técnicas de reforço positivo para ajudar você e seu cão a superar esses obstáculos comportamentais. Visite Dog Training para obter mais informações sobre treinamento baseado em recompensa.
Parabéns! Se você seguir estas dicas, estará no caminho de ter um membro da família canino bem ajustado.