Se você ainda não sabe o que significa Pet Friendly, a gente explica: a expressão pode ser traduzida ao pé da letra como ‘amigo dos animais’ e é utilizada para identificar lugares onde os animais são bem-vindos, aceitos, onde podem permanecer.

Em muitas cidades já não é tão complicado encontrar lugares onde cães e gatos podem curtir junto com os seus donos. Parques, hotéis, restaurantes, Shoppings, além de espaços que foram criados pensando exclusivamente em atender melhor os clientes de 4 patas. Não podemos esquecer que os cães-guia devem ser aceitos em qualquer estabelecimento, afinal, mais do que companhia eles são os próprios olhos do dono.

Para muitos sair para um restaurante levando o cachorro é uma tarefa complicada, mas as coisas estão mudando. Os restaurantes com área externa tem sido um exemplo dos estabelecimentos que recebem os acompanhantes caninos e felinos. Vários restaurantes, bares, sorveterias e padarias, estão abrindo espaço para os donos e seus cães. Em alguns os animais ficam perto da mesa e outros em lugares reservados como os canis. Em São Paulo, por exemplo, já existem restaurantes que disponibilizam em seu menu uma seção exclusiva para rações. Isso que é atender bem! É importante deixar claro que existe a liberdade de levar os animais, mas eles devem ficar sob o controle dos donos para que não haja incidentes.

Nas cidades que possuem parques é natural ver muitos donos passeando com seus cães, que devem estar sempre com coleira e, dependendo do porte do animal, também é importante o uso da focinheira. Por mais dócil que sejPor incrível que pareça, olhar umas vitrines também já se tornou uma atividade bastante comum para alguns amigos de 4 patas e nem estamos falando de Pet Shops. Muitos Shoppings permitem a entrada de cães de pequeno porte, que geralmente acompanham suas donas em tranquilos passeios entre os corredores das lojas. A gente torce para que essa moda pegue.

Quem curte viajar, pode contar com vários hotéis e pousadas que recebem animais. Ao planejar a próxima viagem, verifique as acomodações disponíveis, os lugares onde o animal vai poder circular, alimentação e segurança. Em hotéis fazenda o cuidado deve ser redobrado, porque geralmente eles possuem outros animais e, se o seu amigão faz o estilo valente, pode ser um problema. Pesquise os hotéis e pousadas que recebem animais e dê preferência aos que possuem a certificação Pet Friendly, ela vai assegurar que o estabelecimento está preparado para receber animais. Busque informações com pessoas que já se hospedaram nesses lugares e faça as malas. Suas e do seu cão ou gato.

Fique atento! Antes de tentar passar pelos seguranças com o seu amiguinho, pesquise para saber se o lugar tem estrutura e permite recebê-los. Não vale forçar a aceitação, isso só ia deixar o animal estressado e criar um clima desagradável. Aqui, vale o bom senso para que todos possam curtir momentos felizes com seus companheiros de 4 patas.o cão, o comportamento dele pode se alterar em contato com outros animais. Esse tempo com a natureza é bastante recomendável para que os animais possam gastar suas energias e realizar exercícios. O bônus é que você também pode acompanhar o ritmo e colocar o corpo em forma com o seu amigão.